19.2.09

JOGOS DE MATEMÁTICA

Peão à Frente


Descrição

O peão à frente é um jogo para dois jogadores composto de um tabuleiro 6 x 6 e dois grupos de 5 peões de cores diferentes. O objetivo do jogo é, saindo de um lado do tabuleiro, atingir o lado oposto com os seus cinco peões.

Os peões sempre devem ir em frente ou de lado, uma casa de cada vez, e nunca podem voltar para trás (veja abaixo a figura 2).

O peão que chega por trás de uma casa ocupada deve esperar que ela se libere, ou contorná-la (na medida que o adversário deixa contornar-se !)

Nível

As regras do jogo são muito simples e uma partida tem curta duração, tornando-o um jogo atraente e divertido. Para os alunos mais jovens, o jogo pode também se imaginar com três peões num tabuleiro 4 x 4, o que torna o jogo ainda mais simples e rápido.

Trata-se de um jogo que pode ser utilizado para treinar a observação e a elaboração de estratégias baseadas em previsões, analisando os diversos movimentos possíveis do adversário.

Preparação do jogo

Apenas dispor os peãos no tabuleiro.

Estratégia

Por exemplo, na figura 2, o peão branco 1, bloqueado pelo peão preto 2, pode contornar este peão por baixo. Para impedir essa manobra, o jogador A pode acompanhar, descendo o peão 2 uma casa (essa manobra faz também parte do seu objetivo de descer as peças). Considerando que o peão 1 esta também bloqueando a saida de um peão preto, parece mais inteligente para o jogador B esperar, adiantando um outro peão branco: o peão 2 será de qualquer jeito obrigado a descer.

O jogador que começa tem uma vantagem certa: pode se utilizar esta para equilibrar o jogo entre dois jogadores desiguais, senão tem que alternar.

Complementos

O tabuleiro e os peõs podem também ser utilizados no jogo de Damas e outras variações do jogo de Nim.

Duplicação

O material é muito simples a duplicar, uma vez que precisa só de um tabuleiro desenhado numa folha de papel ou de cartolina e de qualquer tipo de peões de duas cores ou formas diferentes (tampas de garrafas, pedrinhas


fonte: http://www.espacociencia.pe.gov.br/matematica/peaofrente.html

13.2.09

Fotos do Churrasco





10.2.09

Novidades

Oi galera, estamos em uma nova etapa do curso, esse período vai ser pesado, então vamos nos dedicar para não passar aperto no final.

Para os calouros estamos divulgando os links para baixar o livro de matemática, basta colocar o nome do livro e efetuar a busca.

http://www.4shared.com
http://www.esnips.com

Boa sorte para vocês que chegaram, e nunca desistam de seus objetivos.